Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Beneficiados pelo Bolsa Atleta já faturaram 93,3% das medalhas do Brasil no Parapan

Atletismo paralímpico

29/08/2019 15h10

Lima 2019

Beneficiados pelo Bolsa Atleta já faturaram 93,3% das medalhas do Brasil no Parapan

País subiu ao pódio com atletas bolsistas em sete modalidades diferentes. No judô, todas as 11 medalhas foram conquistadas por contemplados pelo programa federal

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Ao fim das competições desta quarta-feira (28.08), o Brasil já havia faturado incríveis 195 medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, consolidando-se na primeira colocação do quadro geral. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 137 pódios, e o México vem na sequência, com 109. A supremacia nacional, registrada nas três últimas edições do maior evento paralímpico das Américas, é impulsionada pelo maior programa de apoio direto ao atleta do mundo. Das 195 medalhas brasileiras, 182 (93,33%) contaram com a participação de contemplados pelo Bolsa Atleta.

judo_lima.jpg
As 11 medalhas do Brasil no judô foram conquistadas por apoiados pelo Bolsa Atleta. Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Cidadania

Os bolsistas brasileiros subiram ao pódio em sete modalidades diferentes. No atletismo, foram 82 medalhas, sendo 77 (93,9%) com a marca do programa federal. Já no judô, disputado por atletas com deficiência visual, todas as 11 medalhas alcançadas pelo Brasil levam a assinatura de bolsistas

No tênis de mesa, por sua vez, modalidade que rendeu cinco vagas para o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, foram 24 medalhas nacionais: 22 (95,83%) de bolsistas e uma com participação de bolsistas, na prova por equipe.

Outra modalidade responsável por render pódios consecutivos ao longo do Parapan é a natação. Na piscina da Villa Desportiva Nacional (Videna), os brasileiros já chegaram a 63 medalhas, sendo 60 (95,24%) de apoiados pelo Bolsa Atleta. No tiro esportivo, os beneficiados pelo programa faturaram oito das 10 medalhas do Brasil (80%), enquanto no ciclismo Lauro Chaman conquistou um dos três pódios (33,33%) do país da modalidade.

“Estamos muito contentes com o desempenho no Parapan. O Brasil está cumprindo um papel muito importante. Queremos que o Brasil seja feito de atletas de todas as raças, de todos os lugares do país e de todas as classes sociais"
Osmar Terra

O Brasil levou a Lima a maior delegação da história. São 315 atletas (além de guias, pilotos, goleiros e calheiros, que não têm deficiência física), sendo que 261 (82,8%) são contemplados com a Bolsa Atleta. Desse número, 101 recebem a Bolsa Pódio, categoria mais alta do programa. Ao todo, o investimento federal no grupo que está no Peru é de R$ 18,1 milhões por ano.

Do total de medalhas registrado até o momento, 179 foram conquistadas diretamente por bolsistas, uma em prova coletiva com presença de atleta apoiado (tênis de mesa) e duas no vôlei sentado, outra modalidade coletiva que conta com atletas bolsistas. Os resultados são motivo de comemoração para o governo federal. 

“Estamos muito contentes com o desempenho no Parapan. O Brasil está cumprindo um papel muito importante. Queremos que o Brasil seja feito de atletas de todas as raças, de todos os lugares do país e de todas as classes sociais. Que o Brasil brilhe com todo o seu povo, com cidadania plena”, afirma o ministro da Cidadania, Osmar Terra. “O Bolsa Atleta é um instrumento que nós temos para realizar essa cidadania plena. Nós recompusemos o Bolsa Atleta, dobramos o valor para atingir o maior número possível de talentos brasileiros na área esportiva”, relembra.

O basquete em cadeira de rodas foi a modalidade mais impactada pela recomposição de orçamento do Bolsa Atleta. Foto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania

A recomposição do programa, um dos compromissos dos 100 primeiros dias do governo de Jair Bolsonaro, foi responsável por um aporte de R$ 70 milhões, o que permitiu dobrar o número de apoiados, passando de 3.058 para 6.199. A ação reverteu o corte sofrido no fim do ano passado, priorizando ainda as categorias de base (Estudantil e Nacional).

“É uma grande vitória para todos: para os atletas, que são protagonistas dessa festa, e para nós, que estamos por trás, dando suporte financeiro para que eles possam ter esse sucesso”
Décio Brasil

» Recomposição do Bolsa Atleta impulsiona Seleções de basquete em cadeira de rodas no Parapan de Lima

» Do interior do RN ao Parapan de Lima: aos 15 anos, Maria Clara é a atleta mais jovem do Brasil

“Nós da Secretaria Especial do Esporte vemos a ajuda que o governo federal dá como um grande incentivo para que os atletas possam superar mais um obstáculo, que é a falta de recurso. Eles já têm as dificuldades das modalidades que praticam e as dificuldades das deficiências físicas. A Bolsa Atleta e a Bolsa Pódio possibilitam que os atletas tenham um conforto maior para sua preparação específica”, ressalta Décio Brasil.

“Isso é uma grande vitória para todos: para os atletas, que são protagonistas dessa festa, e para nós, que estamos por trás, dando suporte financeiro para que eles possam ter esse sucesso”, completa o secretário especial.

Qual é a importância do #BolsaAtleta na vida de um esportista? Com a palavra a multimedalhista do atletismo paralímpico, @vehipolito! 😍 #EsporteTransformaFuturo #EsporteConstróiCidadania @MinCidadania @cpboficial #BrasilNoParapan pic.twitter.com/P45xxfXNfQ

— Secretaria Especial do Esporte (@EsporteGovBR) August 29, 2019

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Ascom – Ministério da Cidadania