Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletismo fatura mais três medalhas: ouro, prata e bronze

Atletismo

11/08/2019 01h55

Lima 2019

Atletismo fatura mais três medalhas: ouro, prata e bronze

Vitória veio com Altobeli Santos, nos 3.000 com obstáculos. Vice-campeonato veio no salto com vara, com Augusto Dutra, e bronze com Eduardo de Deus, nos 110m com barreira

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O Brasil conquistou mais três medalhas no atletismo nos Jogos Pan-americanos de Lima. Neste sábado (dia 10), no Estádio Atlético, no Complexo Esportivo de Videna, Altobeli Santos da Silva faturou a medalha de ouro ao vencer a prova dos 3.000m com obstáculos. Augusto Dutra conquistou a prata no salto com vara, enquanto Eduardo de Deus ficou com o bronze nos 110m com barreiras. Na manhã deste domingo (11.08), a modalidade terá as últimas provas na capital peruana, com a disputa dos 50km da marcha atlética masculino e feminino.

Altobeli dos Santos comemora a medalha de ouro nos 3.000m com obstáculos. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
"É uma emoção única, contagiante. A galera gritando, parecia até que eu era peruano. Eu olhei no telão, vi que os americanos estavam para trás, então a confiança aumentou. Puxei 90% da prova"
Altobeli Santos da Silva

Depois de ganhar a prata nos 5.000m na terça-feira (6.08), Altobeli foi para o degrau mais alto do pódio após uma prova limpa. Ele ditou o ritmo da disputa e cruzou a linha de chegada com folga, cravando o tempo de 8min30s73, sua melhor marca em 2019. "É uma emoção única, contagiante. A galera gritando, parecia até que eu era peruano. Eu olhei no telão, vi que os americanos estavam ficando para trás, então a confiança aumentou. Puxei 90% da prova", disse Altobeli.

No salto com vara, Augusto Dutra ficou com a prata ao saltar 5m71. Ele teve boa disputa com o americano Christopher Nilsen, chegou a tentar saltar 5m81, mas não conseguiu. "Foi uma briga boa, gostei bastante da minha prova. Estreei no Pan e estou feliz por já ter conquistado uma medalha. Tinha muitos torcedores do Brasil e isso me motivou ainda mais", disse Augusto. O outro brasileiro na prova, o campeão olímpico Thiago Braz, terminou a prova na quarta posição.

Augusto Dutra ficou com a medalha de prata no salto com vara. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Na final dos 110m com barreiras, Eduardo de Deus faturou a medalha de bronze. "Na chegada, fechei o olho e me joguei. Fiquei olhando para o telão porque não sabia se eu tinha ficado em quarto ou terceiro. Quando vi meu nome em terceiro, fiquei muito feliz", declarou Eduardo. O outro brasileiro na prova, Gabriel Constantino não completou o percurso pois sofreu uma queda após atingir uma das barreiras.

No lançamento do martelo feminino, Mariana Marcelino terminou na quarta colocação. No salto triplo masculino, Almir Júnior ficou no quarto lugar, enquanto Alexsandro de Melo foi o oitavo. Nos 3.000m com obstáculos feminino, Tatiane da Silva terminou na quarta posição e Simone Ferraz ficou em oitavo.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)