Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas do Centro de Excelência da UnB garantem vaga para o Mundial Júnior

Saltos ornamentais

01/06/2018 17h00

Saltos ornamentais

Atletas do Centro de Excelência da UnB garantem vaga para o Mundial Júnior

Espaço faz parte da Rede Nacional do Esporte, estruturado com recursos do Ministério do Esporte a partir da realização dos Jogos Rio 2016

Em julho deste ano, cinco atletas que treinam no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, na Universidade de Brasília (UnB), serão os únicos a representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior da modalidade, que será realizado na cidade de Kiev, na Ucrânia. Os índices para participar da competição foram obtidos no último mês de maio, durante o Campeonato Brasileiro Interclubes Grupos de idade A e B de Saltos Ornamentais, por Kawan Pereira, Luis Felipe Moura, Rafael Max, Anna Lúcia dos Santos e Rebeca Nascimento. O Mundial Júnior será utilizado como seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro.

duplasaltos_3x2.jpg
Luis Felipe e Kawan: vaga garantida no trampolim sincronizado. Foto: CBDA/Divulgação

Luis Felipe Moura, de 15 anos, vai participar do Mundial Júnior pela segunda vez e está confiante. "Desta vez, vou com uma série mais forte e acho que posso melhorar ainda mais meu desempenho até lá", acredita o atleta. No Interclubes, Luis Felipe conquistou três medalhas de ouro ― nas provas individuais de plataforma e trampolim de 1m e em dupla, com Kawan Pereira, na prova trampolim de 3m sincronizado ― e uma de prata, no trampolim de 3m.

Anna Lúcia dos Santos, de 16 anos, também espera conseguir bons resultados na Ucrânia. "Estou muito esperançosa. Quero acertar meus saltos e passar para, pelo menos, uma final", diz a atleta, que também participa pela segunda vez do Mundial. No Interclubes, Anna Lúcia foi campeã da prova individual de trampolim de 3m e da sincronizada, em dupla com Rebeca Nascimento.

Estrutura

Tanto Luis Felipe quanto Anna Lúcia treinam no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, desde a sua inauguração, em 2014. Localizado no Parque Aquático Professor William Passos, na universidade federal, o espaço é o primeiro da modalidade em todo o país. "Saltando aqui, a gente tem experiência para competir em qualquer piscina. É o melhor local de treino do Brasil. Eu me sinto privilegiado", elogia Luis Felipe, atleta de saltos ornamentais desde os 10 anos.

Além da infraestrutura, Anna Lúcia destaca também a importância da presença no centro de uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros. "A piscina, com cinto de segurança, é muito boa. E a equipe ajuda muito no crescimento de todos os atletas", afirma a jovem, praticante da modalidade desde os sete anos.

Para o coordenador do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira, a estrutura física oferecida pelo espaço e o apoio de profissionais que lá atuam são o diferencial para o desempenho dos atletas. Durante o Brasileiro Interclubes, por exemplo, os saltadores que treinam na UnB faturaram 31 medalhas das 32 disputadas na competição. Assim, a equipe somou 486 pontos, enquanto o Fluminense, segundo colocado, totalizou 172 pontos. 

"O resultado dos atletas superou nossas expectativas e mostrou que estamos no caminho certo", conclui Moreira. Além disso, quatro dos cinco saltadores classificados para o Mundial (Kawan, Luis Felipe, Anna Lúcia e Rebeca) também são contemplados com a Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

instituto_unb.jpg
Instituto Pró-Brasil, que treina na UnB, foi o grande campeão do Brasileiro Interclubes. Foto: CBDA/Divulgação

Rede do Esporte

O Centro de Excelência em Saltos Ornamentais integra a Rede Nacional do Esporte, formatada em todo o país graças à realização dos Jogos Rio 2016. O espaço na UnB conta com uma piscina olímpica de 50m, uma semiolímpica de 25m, uma piscina de saltos ornamentais e um ginásio de treinamento. Para os saltos, há duas plataformas, de 5m e 10m, e quatro trampolins, sendo dois de 1m e dois de 3m. A estrutura é resultado de um investimento de R$ 800 mil do Ministério do Esporte para a implantação, compra de equipamentos e contratação de profissionais para a equipe multidisciplinar.

Medalhas conquistadas no Brasileiro Interclubes pelos atletas que obtiveram índice para o Mundial Júnior:

MASCULINO - GRUPO A

Trampolim 3m Masculino

Kawan Pereira - Ouro
Luis Felipe Moura - Prata

Sincronizado Trampolim 3m Masculino Aberto

Luis Felipe Moura/Kawan Pereira - Ouro

Trampolim de 1m Masculino

Luis Felipe Moura - Ouro
Kawan Pereira - Prata

Plataforma Masculino

Luis Felipe Moura - Ouro
Kawan Pereira - Prata 

MASCULINO - GRUPO B

Trampolim de 1m Masculino

Rafael Max - Ouro

Trampolim de 3m Masculino

Rafael Max - Ouro

Plataforma Masculino

Rafael Max - Ouro

FEMININO - GRUPO A

Sincronizado Trampolim 3m

Anna Lucia dos Santos/ Rebeca Nascimento - Ouro

Trampolim de 3m Feminino

Anna Lucia dos Santos - Ouro

Trampolim de 1m Feminino

Rebeca Nascimento - Ouro

Plataforma Feminino

Rebeca Nascimento - Ouro

 

Isabella Guerreiro – Ministério do Esporte