Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas das maratonas aquáticas brigam por pódios no Mundial de Gwangju

Maratona aquática

11/07/2019 09h20

Coreia do Sul

Atletas das maratonas aquáticas brigam por pódios no Mundial de Gwangju

Prova dos 10km tem apelo extra por ser seletiva para Tóquio 2020. Brasil terá seis nadadores em ação a partir desta sexta-feira, incluindo a supercampeã Ana Marcela Cunha

Mundial de Desportos Aquáticos

Com um time formado por seis atletas, a Seleção Brasileira de maratonas aquáticas desembarcou na Coreia do Sul com expectativas elevadas para o Mundial de Desportos Aquáticos de Gwangju 2019. Liderado pela supercampeã Ana Marcela Cunha, dona de nove medalhas na competição – três de ouro, duas de prata e quatro de bronze –, o Brasil conta ainda com Diogo Vilarinho, Fernando Ponte, Allan do Carmo, Victor Colonese e Viviane Jungblut na equipe. As provas serão na cidade litorânea de Yeosu, distante cerca de uma hora e meia de ônibus de Gwangju.

“O Mundial que é seletiva olímpica termina sendo o que todo mundo se prepara mais. Depois que virou esporte olímpico, a maratona deu um upgrade. Mais atletas da natação têm nadado provas de maratona

Ana Marcela Cunha, nadadora

Para as maratonas aquáticas, o desafio tem início às 20h de sexta-feira (12.07, horário de Brasília), com a disputa dos 5km masculino, prova que terá Diogo Vilarinho e Fernando Ponte em ação. No sábado, a partir das 20h (de Brasília), Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut nadam a prova mais importante para elas neste Mundial: os 10km. O motivo é simples. Essa é a única prova olímpica das maratonas aquáticas e o Mundial da Coreia é seletiva para os Jogos de Tóquio 2020, com dez vagas abertas aos atletas no masculino e feminino (veja programação completa).

“O Mundial que é seletiva olímpica termina sendo o que todo mundo se prepara mais”, ressalta Ana Marcela Cunha, que nesta quinta-feira (11.07) treinou pela manhã na piscina coberta do Jin Nan Swimming Pool e, no fim da manhã, se submeteu ao exame antidopagem.

“O nível técnico em si é muito parecido com os outros mundiais, como foi em Balaton (local das disputas das maratonas aquáticas no Mundial de Budapeste 2017). A diferença é que as pessoas se preparam mais para estar aqui”, continua a nadadora.

Apesar de ter feito uma ótima preparação para o Mundial da Coreia do Sul e ter conquistado neste ano o ouro nas etapas do Circuito Mundial de Doha (Catar), de Setubal (Portugal) e de Balatonfured (Hungria), além da prata em Seychelles, a baiana não espera vida fácil nas águas da baía de Yeosu, onde nadará, além dos 10km, os 5km, os 25km e possivelmente o revezamento.

Maratonas Aquáticas - Mundial de Desportos Aquáticos Gwangju 2019

Para ela, desde a entrada das maratonas aquáticas no programa dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008, os Mundiais ficam mais fortes a cada edição. “A maratona, depois que entrou no calendário olímpico, ficou mais profissional. Foi aí que todo mundo elevou o nível. Não digo que antes era fraco. Mas depois que virou esporte olímpico, a maratona deu um upgrade grande e é isso que está acontecendo a cada ano. Mais atletas da natação têm nadado provas de maratona”, explica.

Técnico de Ana Marcela Cunha, Fernando Possenti fez uma análise das três provas de sua atleta. “Minha expectativa nessa prova dos 10km é que a gente consiga a vaga e que ela esteja no pódio, que é sempre o objetivo que a gente vem há anos tentando manter. Os 5km já é uma prova rápida para a gente, mas trabalhamos esse sprint no fim de prova e acho que tem ela sempre que tentar ficar entre as melhores, no pódio. E os 25 quilômetros é a prova que temos mais confiança por saber que ela sabe nadar muito bem e que veio para buscar o tetracampeonato”, destaca o treinador.

 O objetivo do Brasil na Coreia do Sul é classificar duas nadadoras para os Jogos de Tóquio 2020. E caberá à gaúcha Viviane Jungblut, que vai nadar os 5km, 10km e a prova por equipes, tentar assegurar a outra vaga. “Eu me programei bastante para essa prova. A gente fez um planejamento e um treinamento bem fortes para conseguir nadar bem as duas provas, mas vim para cá para tentar me classificar entre as dez primeiras nos 10km e conquistar essa vaga para as Olimpíadas”, diz Viviane, treinada por Christiano Klaser, o Kiko.

#PraCegoVer: Os nadadores Diogo Villarinho e Viviane Jungblut seguram os mascotes do Mundial de Desportos Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul
Viviane Jungblut e Diogo Villarinho: provas nas maratonas aquáticas e nas piscinas na Coreia do Sul. Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br
“Eu me programei bastante para essa prova (10km). Eu vim para cá para tentar me classificar entre as dez primeiras e conquistar essa vaga para as Olimpíadas"

Viviane Jungblut, nadadora

No mar e na piscina

Viviane Jungblut e o goiano Diogo Villarinho viajaram para uma “jornada dupla” no Mundial de Gwangju. Eles são os dois únicos atletas do time brasileiro que competirão nas maratonas aquáticas e em provas de natação. A primeira, além dos 5km e 10km, nadará os 800m livre e os 1.500 metros livres na piscina, prova que Diogo também disputará.

“O treinamento para piscina é um pouco diferente, principalmente nas últimas semanas, com um ritmo de treino um pouco mais forte, com menos volume. Mas eu acho que primeiro tenho que pensar em uma prova por vez na maratona e, quando acabar, aí é virar a chave”, diz Viviane

“Depois da maratona, a gente vai para um outro lugar (para Gwangju), são outras pessoas, outro ambiente, outra equipe, e acho que tudo isso realmente favorece para conseguir mudar a chave e mudar um pouquinho esse esporte, porque piscina e maratonas aquáticas são dois esportes muito diferentes”, destaca a gaúcha.

Para Viviane, o desafio maior surge na maratona aquática, que carrega em si elementos imprevisíveis que não se apresentam na piscina. “O mais desafiador é a maratona aquática, principalmente por cada prova ser uma surpresa. Tem o contato com as outras adversárias, tem o clima, tem a temperatura da água, então a gente nunca sabe exatamente como vai ser. Na piscina, não. Temos a raia e as outras pessoas não vão influenciar diretamente no seu resultado”, explica Viviane.

Diogo Villarinho indica que o foco está na prova dos 5km e revela que tem que planos menos audaciosos para os 1.500m. “Eu me preparei bastante para esses 5km. Foi a prova em que foquei mais nos treinamentos. Espero buscar uma medalha. Não é uma tarefa fácil, mas o objetivo é tentar trazer essa medalha para casa”.

“Nos 1.500, aí já é uma prova que para fazer uma final acho que vai ser bem difícil. Meu objetivo é tentar nadar abaixo dos 15 minutos, o que seria abaixo do índice das Olimpíadas do ano que vem. Quem sabe eu consiga me classificar entre os oito melhores, mas é bem difícil”, admite Villarinho.

Modalidade vencedora

Os atletas das maratonas aquáticas têm contribuído bastante para o sucesso do Brasil nos Campeonatos Mundiais de Desportos Aquáticos. Desde a edição de Roma 2009, quando Poliana Okimoto se tornou a primeira nadadora brasileira a subir ao pódio, com o bronze nos 5km, os representantes do país na modalidade faturaram medalhas em todas as edições seguintes: Xangai 2011, Barcelona 2013, Kazan 2015 e Budapeste 2017. No total, o Brasil tem 13 medalhas em Mundiais nas maratonas aquáticas: 4 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

Investimento

Todos os seis atletas das maratonas aquáticas que defendem o Brasil no Mundial de Gwangju recebem a Bolsa Atleta do Governo Federal. Dos seis, apenas Victor Colonese não recebe a Bolsa Pódio, a mais alta categoria do programa, do qual fazem parte Diogo Vilarinho, Fernando Ponte, Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut. O investimento anual nos atletas da Seleção Brasileira de maratonas aquáticas em Gwangju é de R$ 731,1 mil.

Os brasileiros e suas provas

» Diogo Andrade Vilarinho – 5km 
» Fernando Estanislau Ponte – 5km 
» Ana Marcela Cunha – 5km, 10km e 25km 
» Viviane Jungblut – 5km e 10km
» Allan do Carmo – 10km
» Victor Colonese – 10km e 25km 

Programação

Horários de Brasília

12.07 – Sexta-feira
20h - 5km masculino
Fernando Ponte e Diogo Villarinho

13.07 – Sábado
20h - 10km feminino*
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut
* as dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020

15.07 – Segunda-feira
20h - 10km masculino*
Allan do Carmo e Victor Colognese
* os dez primeiras garantem vaga para os Jogos de Tóquio 2020

16.07 – Terça-feira
20h - 5km feminino
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut

17.07 – Quarta-feira
20h - revezamento por equipes 5km
equipe brasileira a ser definida

18.07 – Quinta-feira
20h - 25km masculino e feminino
Ana Marcela Cunha e Victor Colonese

Mundial de Desportos Aquáticos

Luiz Roberto Magalhães - de Gwangju, na Coreia do Sul - rededoesporte.gov.br