Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Argentina e Paraguai se complicam e Colômbia garante primeiro lugar do Grupo B

Futebol

20/06/2019 00h44

Copa América

Argentina e Paraguai se complicam e Colômbia garante primeiro lugar do Grupo B

Empate em 1 x 1 no Mineirão deixou as duas equipes pendentes de resultados na última rodada, que terá Argentina x Catar em Porto Alegre e Colômbia x Paraguai em Salvador

Teve um belo gol na primeira etapa, nos pés. Teve drama argentino com o fantasma de uma eliminação precoce no horizonte. Teve gol argentino que só se construiu nos pés de Messi após pênalti controverso assinalado com auxílio do árbitro de vídeo. Teve pênalti desperdiçado pelo Paraguai, nos pés de Derlis González. Teve um divertido confronto entre cantos de torcidas brasileira e argentina (a paraguaia era tímida) na arquibancada do Mineirão. E teve um belo jogo de futebol, em especial no segundo tempo, diante de 35.265 torcedores em Belo Horizonte, a maior audiência do torneio até agora, sem contar as partidas que envolvem a Seleção Brasileira.

1 x 1, indica o meia Almiron, autor da jogada que terminou com o gol de Richard Sanchez, do Paraguai, na primeira etapa. Foto: Conmebol

Só o que não teve foi equipes muito satisfeitas quando o árbitro Wilton Pereira Sampaio soou o apito final. O empate por 1 x 1 entre Argentina e Paraguai não foi exatamente bem visto por nenhuma das seleções. Isso porque a Colômbia, que já havia vencido a Argentina na primeira rodada, saiu de campo com mais três pontos nesta quarta, diante do Catar, no Morumbi. Com isso, os colombianos garantiram a liderança do grupo.

Pelo regulamento do torneio continental em 2019, as 12 equipes inscritas jogam entre si em turno único dentro dos três grupos. As duas primeiras de cada chave e os dois melhores terceiros se classificam para as quartas de final

Com dois pontos somados, o Paraguai aparece em segundo. Argentina e Catar, por sua vez, somam apenas um. As três equipes vão para a rodada final, agendada para domingo, com partidas simultâneas a partir das 16h, com chances de seguirem na competição. A Argentina enfrenta o Catar em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, enquanto o Paraguai encara os colombianos em Salvador, na Fonte Nova.

Pelo regulamento do torneio continental em 2019, as 12 equipes inscritas jogam entre si em turno único dentro dos três grupos. As duas primeiras de cada chave e os dois melhores terceiros se classificam para as quartas de final, quando começa o mata-mata. A Seleção Brasileira está no Grupo A, ao lado de Bolívia, Peru e Venezuela. O Grupo C inclui Chile, atual campeão, além de Equador, Japão e Uruguai.

São cinco as cidades-sede e seis os estádios envolvidos. Em São Paulo, a bola rola no Morumbi e na Arena Corinthians. Em Belo Horizonte (MG), o palco é o Mineirão. Em Salvador (BA), a Fonte Nova. A capital gaúcha recebe as partidas na Arena do Grêmio e no Rio de Janeiro, palco da decisão, em 7 de julho, o Maracanã é o estádio oficial.

Messi, mais uma vez, salvou o dia

Bom público para Argentina e Paraguai no Mineirão: 35.265 torcedores. Por enquanto, 1 x 1. Olha aí o gol de empate de Messi! #CopaAmerica #FutebolPedePaz #FutebolPedeCidadania pic.twitter.com/Dd3Xu4St7R

— Secretaria Especial do Esporte (@EsporteGovBR) 20 de junho de 2019

Brasil x Peru

Com uma vitória e um empate, o Brasil divide a liderança do Grupo A da Copa América com o Peru, ambos com quatro pontos. A seleção comandada pelo técnico Tite leva vantagem no saldo de gols (3 x 2). As duas equipes se enfrentam no sábado (22.06), a partir das 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo, na terceira e decisiva rodada. No mesmo horário, mas no Mineirão, em Belo Horizonte, a Venezuela, com dois pontos e ainda com chances de classificação, enfrenta a eliminada Bolívia, que sofreu duas derrotas.

Guia do Torcedor

Para prestar serviços básicos nas cinco cidades-sede aos turistas estrangeiros, o Governo Federal lançou o Guia do Torcedor da Copa América. A publicação digital, editada em inglês, espanhol e português, reúne informações sobre os principais pontos turísticos, estrutura de saúde, dicas de segurança, opções de mobilidade, contatos úteis e a tabela completa da competição.

#Futebol pede Paz e Cidadania

Antes de a bola rolar para Argentina e Paraguai, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania deu sequência a uma campanha nos arredores do estádio para incentivar o convívio harmônico entre as torcidas de diferentes seleções. Paraguaios, argentinos e brasileiros se confraternizaram em fotos com placas que pregam a paz e o incentivo a práticas cidadãs.

Fotos: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Em paralelo, o telão do Mineirão exibiu o vídeo um vídeo da campanha, que conta com a participação de oito ex-jogadores brasileiros e estrangeiros. Entre eles, campeões de edições anteriores da Copa América e atletas que já se destacaram por suas seleções, como Romário, Juninho Paulista, Ricardo Rocha, Diego Lugano (Uruguai), Sergio Goycochea (Argentina), Claudio Maldonado (Chile), Fabián Vargas (Colômbia) e Iván Hurtado (Equador). Todos participaram da campanha de forma gratuita.

Na produção audiovisual, os ex-jogadores convidam a torcida a celebrar o torneio em ambiente de união e paz, com o seguinte texto: "O futebol é a grande paixão da América do Sul. E entra em campo mais uma vez, levando emoção para a imensa torcida que ama o esporte. Vamos celebrar, todos juntos, para que a confraternização e o sentimento de unidade do povo sul-americano transformem a Copa América na Copa da paz e da cidadania."

» Mais fotos dos torcedores no Mineirão

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br