Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alison/Álvaro e Talita/Taiana avançam à fase de grupos na etapa chinesa do Circuito Mundial de vôlei de praia

Volei de praia

22/05/2019 16h39

Vôlei de praia

Alison/Álvaro e Talita/Taiana avançam à fase de grupos na etapa chinesa do Circuito Mundial de vôlei de praia

Jinjiang é o quarto torneio nível quatro estrelas disputado em 2019

O Brasil venceu e avançou com suas duas duplas inscritas no classificatório da etapa quatro estrelas de Jinjiang (China) pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Talita/Taiana (AL/CE) superaram, respectivamente, espanhóis e suíças na madrugada desta quarta-feira (22.05) - tarde de quarta na China. Com isso, o país terá nove times na fase de grupos do torneio, que começa nesta quinta-feira (23).

Alison e Álvaro Filho fizeram o jogo decisivo, valendo a vaga, contra os espanhóis Huerta e Menendez. Vitória por 2 sets a 0 (29/27, 21/13), em 44 minutos. Eles ficaram no grupo F e estreiam contra os chineses Zhuoxin Li e Chaowei Zhou em duelo ainda nesta quarta no Brasil, às 22h30 (de Brasília).

alisonalvaroetalitataianaavancamafasedegruposnachina.jpg
Alison tenta bloqueio contra espanhol na etapa de Jinjiang. Foto: Divulgação/FIVB

Também completam o grupo os brasileiros Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) e os mexicanos Virgen/Ontiveros, que se enfrentam no mesmo horário. Alvinho analisou a vitória no primeiro compromisso na China e a vaga na fase principal do torneio.

"É um jogo importantíssimo para que possamos seguir no torneio, o primeiro set foi mais disputado, mas depois conseguimos impor nosso jogo. Estamos trabalhando duro, passo a passo, para apresentarmos um bom trabalho nesta etapa", comentou o defensor.

As outras duplas brasileiras no naipe masculino também já conheceram seus adversários. André Stein/George (ES/PB) estão no grupo E, enfrentando na estreia os australianos Cole Durant e Damien Schumann às 00h desta quinta-feira (23.05). Completam o grupo os franceses Aye/Arnaud e os canadenses Pedlow/Schachter. Já Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) está na chave G e faz a estreia contra os chineses Likejiang/Jiaxin, às 23h30 desta quarta-feira. Os norte-americanos Bourne/Crabb e os australianos McHugh/Schubert completam o grupo.

Feminino
Talita e Taiana também superaram o classificatório para avançar à fase de grupos, vencendo jogo decisivo do Round 2 contra as suíças Laura Caluori e Dunja Gerson, por 2 sets a 0 (21/14, 21/15), em 30 minutos. Elas estão no grupo F e estreiam contra as japonesas Ishii e Murakami nesta quinta, às 2h30. Na mesma chave estão Carol Solberg e Maria Elisa (RJ), que estreiam contra as finlandesas Lehtonen/Ahtiainen, no mesmo horário.

No grupo B estão Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), que fazem o primeiro jogo às 2h30 de quinta, contra as chinesas Bai/Yuan. Completam a chave as holandesas Stubbe/Van Iersel e as alemãs Behrens/Tillmann.

No grupo C, Ágatha/Duda (PR/SE) encara na primeira partida as gregas Arvaniti/Karagkouni, às 00h50, com as norte-americanas Flint/Day e as russas Birlova/Ukolova completando a chave.

Fechando a lista, Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) estão na chave G e encaram na primeira partida as espanholas Amaranta/Lobato em duelo às 3h20 desta quinta-feira. Completam a chave as alemãs Laura Ludwig/Meg Kozuch e Karla Borger/Julia Sude.

A fase de grupos em Jinjiang terá oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem (Round 1), e a partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

Jinjiang recebeu um torneio do Circuito Mundial pela primeira vez em 2018, sem a participação de duplas brasileiras. Na ocasião, os norte-americanos Mayer/Crabb e as japonesas Mizoe/Hashimoto ficaram com a medalha de ouro.

Os torneios do Circuito Mundial são divididos em estrelas (uma até cinco). Jinjiang é o quarto torneio nível quatro estrelas disputado em 2019. Outros cinco desta categoria serão realizados até o final do ano com distribuição de cerca de R$ 1,2 milhão em prêmios para todos os times em disputa, sendo cerca de R$ 80 mil para a dupla campeã de cada naipe. A competição também dará 800 pontos aos campeões em cada naipe.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei