Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ágatha e Duda ficam com a prata do World Tour Finals em Roma

Volei de praia

09/09/2019 16h27

Vôlei de praia

Ágatha e Duda ficam com a prata do World Tour Finals em Roma

Dupla chega à terceira medalha consecutiva em evento que encerra a temporada do Circuito Mundial. Bronze fica com Ana Patrícia/Rebecca

Uma dobradinha brasileira encerrou o torneio feminino do World Tour Finals, em Roma (ITA). Na tarde de domingo (08.09), a parceria formada por Ágatha/Duda (PR/SE) conquistou a terceira medalha consecutiva no evento que encerra a temporada do Circuito Mundial de vôlei de praia. Na decisão elas ficaram com a prata depois de serem superadas pela campeã olímpica Laura Ludwig e a parceira Meg Kozuch (ALE) por 2 sets a 0 (19/21 e 17/21). O bronze ficou com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE).

Na decisão, Ágatha e Duda chegaram a liderar o placar diversas vezes, mas o bloqueio de Kozuch (quatro pontos) e o volume defensivo de Laura Ludwig pesaram em favor das alemãs. Mesmo com dois aces de Duda as adversárias mantiveram certa estabilidade no passe.

agathadudaficacomaprataemroma.jpg
Pódio feminino em Roma. Foto: Getty Image/FIVB

Duda comentou o desempenho após o jogo. "Meu saque não foi tão bom como em outros jogos aqui, nossa virada de bola também não esteve no mesmo nível. Acho que fizemos um excelente torneio, estamos em uma curva ascendente. Sempre entramos em quadra com o objetivo de vencer, mas elas evoluíram muito e fizeram um grande jogo, mereceram o título", disse a jovem atleta do Brasil.

Com a prata em Roma, Ágatha e Duda somaram 1.080 pontos no ranking do Circuito Mundial (810 na corrida olímpica brasileira), e garantiram um prêmio em dinheiro de aproximadamente R$ 128 mil. Para Ágatha o ouro escapou em razão da dificuldade de por em ação a tática programada para o duelo contra as alemãs.

"Não conseguimos colocar em prática nossa tática. Quando se chega neste nível da competição, das quartas de final em diante, a tática tem que funcionar, e se não estiver funcionando é preciso encontrar uma alternativa. Não soubemos aproveitar as oportunidades que tivemos de contra-ataque, nosso saque não fez a diferença que vinha fazendo. E tecnicamente não conseguimos nos igualar a elas. Mas ainda estamos em um momento de crescimento e isso é importante", disse a paranaense.

Na decisão do terceiro lugar Ana Patrícia e Rebecca enfrentaram as suíças Joana Heidrich e Anouk Vergé-Dépré, com vitória brasileira de virada por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 16/14). Este foi o nono pódio da dupla na temporada. Com a terceira posição, elas faturaram um prêmio de aproximadamente R$ 80 mil, além de somarem 960 pontos no ranking mundial (720 na corrida olímpica brasileira).

"Ontem foi um jogaço, e hoje novamente tivemos outro belo espetáculo. Nós perdemos o primeiro set, conversamos muito no intervalo, pois precisávamos mudar a história no segundo set. Não desistimos em momento algum, foi muito importante essa medalha", comentou Rebecca.

Após o torneio em Roma, a corrida olímpica brasileira tem Ágatha/Duda na liderança com 6.320 pontos. Ana Patrícia e Rebecca vêm logo atrás com 6.150. O terceiro lugar está com Carol Solberg/Maria Elisa, dupla que soma 5.020. Talita e Taiana, com 4.280 pontos, estão na quarta posição, e a parceria de Fernanda Berti e Bárbara Seixas fecha a lista com 4.090. O próximo evento a contar pontos na disputa será o torneio 4 estrelas de Chetumal, no México, entre os dias 13 e 17 de novembro.

CORRIDA OLÍMPICA BRASILEIRA*

Masculino

Alison/Álvaro Filho – 5600
Evandro/Bruno Schmidt – 5550
André Stein/George – 4810
Guto/Saymon – 3130
Pedro Solberg/Vítor Felipe - 2800

Feminino

Ágatha/Duda – 6320
Ana Patrícia/Rebecca – 6150
Carol Solberg/Maria Elisa – 5020
Talita/Taiana – 4280
Fernanda Berti/Bárbara Seixas - 4090

*Soma dos 10 melhores resultados

Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)