Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A mais incontestável das hegemonias paralímpicas é brasileira: tetra no futebol de cinco

Futebol5

17/09/2016 18h59

Futebol de Cinco

A mais incontestável das hegemonias paralímpicas é brasileira: tetra no futebol de cinco

Seleção bate o Irã na final por 1 x 0 e conquista o ouro. Desde que a competição estreou, em 2004, todos os ouros são do Brasil

Se existe um Dream Team na história dos Jogos Paralímpicos, a seleção brasileira de futebol de cinco é forte candidata ao posto. O time nacional conquistou, no início da noite deste sábado (17.09), o almejado ouro em casa ao bater a seleção do Irã por 1 x 0. Ricardinho foi o autor do gol do título, aos 12 minutos do primeiro tempo.

A vitória consolida uma inquestionável hegemonia. Desde que a modalidade passou a fazer parte do programa paralímpico, nos Jogos de Atenas, em 2004, o Hino Nacional tocou em todas as cerimônias de premiação. Desde a Grécia, o Brasil soma 15 vitórias e seis empates. Não sabe o que é derrota. Foram 41 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Ricardinho chuta rasteiro para vencer o goleiro iraniano Meysam Ojaeiyan. Foto: Danilo Borges/brasil2016.gov.br

"É trabalho, humildade, simplicidade. Só quem está aqui dentro vê a dificuldade que é. Esse é o quarto ouro em Paralimpíada, mas sempre é difícil. Em 2004, a final foi nos pênaltis contra a Argentina. Em 2008, viramos contra a China, na casa deles, no finalzinho. Em 2012, outra disputa de pênaltis com a Argentina na semifinal”, listou o técnico Fábio Vasconcelos.  "É um detalhe, são jogadores que decidem. E hoje a humildade. Fizemos o gol e fomos lá para trás. O que vale é o campeonato”, completou. 

"É trabalho, humildade, simplicidade. Esse é o quarto ouro, mas sempre é difícil. Em 2004, a final foi nos pênaltis contra a Argentina. Em 2008, viramos contra a China, na casa deles, no finalzinho. Em 2012, outra disputa de pênaltis com a Argentina na semifinal”
Fábio Vasconcelos, técnico 

No Rio de Janeiro, o caminho incluiu vitórias sobre Marrocos (3 x 1), Turquia (2 x 0) e um empate com a própria seleção do Irã, na fase de grupos, por 0 x 0. Na semifinal, a Seleção venceu a China, de virada, por 2 x 1, com dois golaços de Jefinho.  "A cada competição é diferente. É maravilhoso estar aqui, dentro do país, ouvindo o grito da torcida, chamando o nosso nome. Final é sempre tenso. A gente já esperava isso", afirmou Jefinho. 

A última derrota do Brasil em um torneio oficial completará 10 anos em 30 de novembro deste ano. Foi em 2006, em Buenos Aires, quando a seleção perdeu para os donos da casa por 1 x 0 na final do Campeonato Mundial. O confronto decisivo contra os argentinos era aguardado por todos no Rio 2016, mas o Irã impediu que o clássico sul-americano se repetisse ao vencer os argentinos nos pênaltis na semifinal, por 2 x 1, após empate sem gols no tempo normal.

Até por isso, na decisão, o time nacional sabia que teria pela frente uma equipe difícil. Principalmente com uma defesa bem postada. Durante toda a campanha, o Irã marcou apenas dois gols, na vitória contra Marrocos. Fora isso, foram três empates por 0 x 0. A tática dos persas, entretanto, perdeu consistência aos 12 minutos de jogo, quando Ricardinho fez bela jogada pela esquerda do ataque, avançou em diagonal pela defesa e chutou forte, rasteiro, sem chances para o goleiro Meysam Ojaeiyan. "A gente sabe que o goleiro do Irã é alto e bom. Por isso tínhamos a orientação de chutar rasteiro. Quando entrei driblando, arrisquei e foi só alegria", comentou Ricardinho.  

09172016_futebol_cinco_celebra.jpg
Seleção brasileira comemora na arena do Centro Olímpico de Tênis. Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br

Silêncio custoso

Acostumado ao ambiente de estádio de futebol convencional, o público brasileiro que compareceu à arena do Centro Olímpico de Tênis deu trabalho para a organização. O futebol de cinco, praticado por deficientes visuais, exige silêncio das arquibancadas. Isso porque a bola tem um guizo interno, que sinaliza a posição exata dela para os jogadores. Em vários momentos, o locutor oficial pedia silêncio, principalmente quando os atletas brasileiros se aproximavam da meta iraniana ou chutavam a bola perto do gol.

"Eles não nos atrapalham. Na verdade, é inesquecível. Vocês não tem ideia do que é jogar em silêncio e de repente ouvir aquela explosão no gol ou num lance perigoso. Já sou tricampeão paralímpico, mas esse título é diferente. Jogamos em casa, com a torcida a favor. É muito especial, principalmente porque eu venho de uma história difícil, de uma lesão grave. Passei por uma cirurgia por uma fratura na fíbula. Tive 15 dias de treino com a equipe, ainda tenho dor quando jogo. A confiança fica meio abalada”, afirmou Ricardinho, autor do gol do título. 

Futebol de 5 - Jogos Paralímpicos Rio 2016 - 17.09.2016

Gustavo Cunha, brasil2016.gov.br