Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A ilimitada capacidade de reinvenção de Verônica Hipólito

Atletismo paralímpico

09/06/2016 14h57

Atletismo

A ilimitada capacidade de reinvenção de Verônica Hipólito

Uma das grandes esperanças de pódio nos Jogos Paralímpicos, velocista retoma as boas marcas após vencer nos últimos nove meses uma série de batalhas que envolveu cirurgia complexa, remédios fortes, efeitos colaterais, dores e lesões

20354528991_2f47ea388d_k.jpg
Verônica Hipólito em um dos treinos antes do Parapan de Toronto: a última competição antes da cirurgia que alavancou o intenso processo de recuperação. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

“Acabei de fazer 20 anos e acho que, em intensidade, vivi mais do que muita gente.” É assim que a velocista Verônica Hipólito faz uma rápida auto-avaliação. De fato, é inegável que ela passou por anos intensos desde 2013, quando começou a competir no atletismo paralímpico. Logo no primeiro ano foi chamada para representar o país no Mundial. Em Lyon, na França, a então adolescente voltou para casa com o ouro nos 200m e a prata nos 100m, ambos na classe T38. Ali nasceu uma das principais esperanças de medalha para o país nos Jogos Rio 2016.

Tudo corria bem até o ano passado. Verônica, que foi diagnosticada com um tumor no cérebro em 2008 e depois sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que afetou os movimentos do lado direito do corpo, viveu o momento mais delicado da carreira às vésperas do Parapan de Toronto 2015.

A velocista descobriu que tinha uma síndrome rara chamada Polipose Adenomatosa Familiar e que teria que passar por uma cirurgia para retirar o intestino grosso. Ela optou por adiar o procedimento para competir no Canadá. Mesmo diante do desafio emocional e de saúde, a brasileira trouxe de Toronto três ouros (nos 100m, 200m e 400m T38), uma prata (no salto em distância T20/37/38) e três recordes: dois Parapan-Americanos (100m e 200m) e um das Américas (400m).

19925611733_0f4dc68807_k.jpg
Em Toronto, Verônica subiu ao pódio quatro vezes: foram três ouros e uma prata. Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

“Eu só pensava assim: ‘Não quero que me vejam como alguém doente, como a menina que vai fazer cirurgia’. Queria que vissem a atleta, as marcas. As ordens interferem muito. Eu falo até hoje que foi uma excelente competição e fico pensando como teria sido no Mundial. Mas já foi. Agora penso como vai ser nos Jogos Paralímpicos”, conta, lembrando que não pôde participar do Mundial do Catar meses depois.

Uma semana de nove meses

Passado o Parapan, Verônica Hipólito teve que enfrentar a realidade da cirurgia. “Achei que ia ser fácil, rápido, mas foi um dos momentos mais difíceis que tive de passar. Fui pensando que o difícil ia durar uma, duas semanas. Durou nove meses. Não estava preparada para isso”.

Depois do procedimento, ela perdeu peso, não conseguia recuperar, e teve que voltar ao hospital várias vezes por conta da anemia e das dores. Adicionalmente, teve de lidar com a possibilidade de ter que operar a cabeça, já que o tumor havia crescido. A outra opção era aumentar a dose dos medicamentos, caminho pelo qual optou.

14183709422_37985a708c_k.jpg
Adolescente de ouro: Verônica foi campeã mundial adulta em 2013, ano em que entrou no atletismo paralímpico. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

“O ponto era: se eu ficasse com o remédio, estava comprometendo minha vida. Se ficasse com a cirurgia, poderia comprometer minha vida e os Jogos. De um jeito ou de outro, era da minha vida que a gente estava falando”, lembra.

A adaptação ao aumento de dose do remédio foi complicada e demorada, o que atrasou ainda mais o retorno às pistas e chegou a colocar a carreira em dúvida. “Fiquei com medo de não voltar. Sempre pensei que se você tem o problema, mas tem a solução, está tudo bem. Só que às vezes não é tão fácil. Estava com dor, perdendo peso, vomitava quase todos os dias. Cheguei a pensar que seria melhor operar e não ir aos Jogos, mas meus pais, meu irmão, meu namorado e meus amigos entraram em cena. Foi um dos momentos mais críticos”, conta.

O suporte dos campeões

O retorno à rotina de atleta ainda teria mais um obstáculo no caminho. Logo que voltou a treinar, entre fevereiro e março de 2016, Verônica, ainda muito fraca, sofreu uma ruptura no músculo da coxa. Mais um momento emblemático que afetou a autoestima da velocista. “Cheguei ao centro de treinamento da seleção magra, fraca, com o psicológico lá embaixo, estressada e com a lesão na coxa”, diz.

19756794898_98f1684d53_k.jpg
O colega de seleção Mateus Evangelista foi um dos elogiados pela velocista por ajudar no processo de recuperação. Foto: Ivo Felipe/CPB

A partir de então, a recuperação envolveu mais do que o problema muscular. Com apoio dos colegas de seleção, dos amigos e dos psicólogos, o trabalho foi árduo para trazê-la de volta. Neste processo, a decisão de não pedir dispensa da seleção, como estava habituada a fazer, foi fundamental.

“Sempre surgia a convocação e eu pedia dispensa para continuar treinando no clube (SESI/SP)”, afirma Verônica, sem saber explicar direito o porquê de ter mudado desta vez. “Não sei, de verdade. Sei que fui criando laços. Não queria chegar nos Jogos e pensar ‘e se eu tivesse feito?’ Não me arrependo.”

No ambiente da seleção, Verônica passou a conviver diariamente com campeões mundiais e paralímpicos, como Terezinha Guilhermina e Yohansson Nascimento. Um contato com a experiência de quem já passou por dificuldades que também ajudou na recuperação.

“Eles têm uma bagagem absurda que me ajudou a continuar. Quando passo por uma lesão, sei que não é o fim do mundo. Eles já passaram por isso e sempre conversam, brincam e me aconselham. Sou grata a eles e aos fisioterapeutas”.

Um “filho” no Engenhão

“Eu estava com medo”, revela Verônica Hipólito, quando questionada sobre o sentimento de competir no Open Internacional de atletismo, no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, em maio. A primeira vez da velocista em um torneio oficial em 2016 foi no palco dos Jogos Paralímpicos, contra algumas de suas maiores rivais no cenário mundial.

Apesar do receio de não conseguir repetir as boas marcas do passado, o Open foi o último passo rumo à recuperação completa. Nos 100m, ela completou a prova em primeiro, em 13s27, uma das três melhores marcas do mundo na temporada. Nos 400m, venceu mais uma vez, em 1min04s95.

26514029214_c1ec3dbd16_k.jpg
No Open Internacional, no Engenhão, Verônica comemorou a volta da autoestima. Foto: Fernando Maia/Mpix/CPB

“Quando passei a linha de chegada, pareceu que tinha sido melhor do que eu esperava. Passaram literalmente dois ou três minutos e a Verônica voltou. Eu falei assim: ‘Não foi bom, quero mais’. Isso é o que eu sou”, exclama.

Os bons resultados no Engenhão tiraram um peso das costas da atleta e devolveram algo fundamental para o Rio 2016. “Eu tive um “filho” nesse Open. O filho foi ter a autoestima de volta. Melhor que o meu tempo hoje, só o recorde mundial. Então eu penso: por que não pensar na medalha de ouro?”

Sonho do ouro compartilhado

Passada a difícil recuperação física e psicológica, Verônica Hipólito já pensa no próximo passo: os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Para ela, uma experiência inédita na carreira. “Eu ganhei uma medalha de ouro no Mundial adulto com 16 para 17 anos e estou indo para a primeira Paralimpíada como uma das favoritas com 20. É algo que continua sendo fantástico para mim", comenta.

Embora saiba que ainda não está 100% física e mentalmente, a velocista já se vê entrando no Engenhão em condições de confirmar as expectativas dela e dos treinadores. “Consigo ver aquele estádio cheio e me ver chegando até antes do árbitro falar ‘às suas marcas’. Depois, vejo flashes do que pode acontecer”, diz.

20287696190_309ef6a904_k.jpg
Aos 20 anos, a velocista do Brasil chegará ao Rio 2016 como uma das favoritas ao ouro. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

Sobre a ansiedade de participar dos Jogos pela primeira vez, ela tenta transformar tudo em positividade. Ciente de que será uma experiência única depois de conversar com os colegas de seleção que já estiveram lá, Verônica vai atrás de um lugar no pódio para agradecer a todos que a ajudaram. “Cada vez mais estou transformando essa ansiedade em energia boa. Tem muita gente que eu quero fazer chorar de orgulho”, diz, sorrindo.

Se a medalha vier, a velocista já sabe o que vai fazer: chamar cada pessoa que a ajudou na recuperação e colocar a medalha no peito. “Quero que entendam: não será só minha, nunca foi. Será de todo mundo que me apoiou”, diz.

Se o pódio não vier, ela assegura também estar preparada. “Antes, eu treinava para ganhar uma medalha de ouro. Hoje é para dar o meu melhor. Se o meu melhor for uma medalha de ouro, vou ficar muito feliz e, se não for, não vou reclamar”, afirma.

Mas, diante das decisões e histórias de vida para alguém tão jovem, o maior desejo de Verônica sai de sua boca com uma facilidade e maturidade distantes da pouca idade que tem: “Em intensidade vivi mais do que muita gente e espero continuar vivendo.”

20354531541_eee5e3de61_k.jpg
Sorrindo novamente, a brasileira sonha com o ouro paralímpico no Rio 2016. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

Vagner Vargas – Brasil2016.gov.br