Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Press Kit - Rio 2016 / Banco de Pautas e Imagens - Manaus

Banco de Pautas e Imagens - Manaus

 

Cachoeiras e belezas naturais são o ponto forte do turismo em Manaus

 

Live Site Ponta Negra

O Live Site na Praia da Ponta é o ponto de encontro da torcida em Manaus. Uma oportunidade para o publico assistir às performances dos atletas no telão e comemorar com os amigos, curtindo uma intensa programação cultural e experimentações esportivas. No Live Site em Manaus está o Centro Aberto de Mídia destinado à imprensa não credenciada pela Rio 2016.

Endereço: Complexo Praia da Ponta Negra, s/n, bairro Ponta Negra, Zona Centro-Oeste.

Contatos:
Eric Gamboa: (92) 98844-5330
Steffanie Schmidt: (92) 98842-5511
Mônica Figueiredo: (92) 98842-7253

» Conheça os principais investimentos federais em Manaus e no Amazonas (arquivo PDF)

Paço da Liberdade

O prédio do Paço da Liberdade situa-se no Centro Histórico de Manaus, no antigo bairro de São Vicente, e foi uma das primeiras edificações de características arquitetônicas neoclássicas, possuindo uma das mais belas fachadas da cidade. Também conhecido como Paço Municipal, em 1879, o prédio abrigou o Governo Provincial e, em seguida, com a Proclamação da República, passou a sediar a administração do Governo Republicano.

Endereço: Rua Gabriel Salgado, s/n, Centro – Praça D. Pedro II

Contatos:
Eric Gamboa: (92) 98844-5330)
Steffanie Schmidt: (92) 98842-5511
Mônica Figueiredo: (92) 98842-7253


Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas teve a construção iniciada em 1882, época áurea da borracha, quando os barões viviam em ostentação e sonhavam em construir uma cidade europeia em plena floresta amazônica. Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, tornou-se o símbolo da cidade de Manaus e um dos principais cartões postais do patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Possui uma imponente fachada rosa e uma cúpula composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, representando a bandeira brasileira. Tem capacidade para 701 pessoas na plateia e nos três andares de camarote e é palco do Festival Amazonas de Ópera, evento anual que movimenta o cenário musical da cidade.

Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, s/n, Centro

Contato:
Sarah Viegas: (92) 98453-7667

Encontro das Águas

Fenômeno se dá na junção dos rios Negro, de água escura, e Solimões, de água barrenta, que encantam os visitantes que navegam por eles. O evento natural acontece em uma extensão de mais de 6 km e já foi declarado patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa confluência ocorre devido à diferença de temperatura e densidade das águas e a velocidade de suas correntezas.

Endereço: Saída Porto Ceasa – Av. Mário Andreazza, 913, Vila Buriti, Zona Sul

Contatos:
Eric Gamboa: (92) 98844-5330
Steffanie Schmidt: (92) 98842-5511
Mônica Figueiredo: (92) 98842-7253

 

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Construído de frente para o rio Negro em 1880, foi oficialmente inaugurado em 1883 quando a cidade de Manaus era considerada uma das mais prósperas do Brasil, graças às riquezas originadas pela exploração dos seringais. Foi construído em estilo Art Nouveau, sendo um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro, seguindo as características do antigo Mercado Les Halles de Paris. É considerado um dos mais importantes centros de comercialização de produtos típicos da Região Amazônica em função da vasta variedade de espécies de peixes de água doce, frutas, legumes e especiarias, atraindo a atenção e a curiosidade dos visitantes da cidade.

Endereço: Rua dos Barés, 46, Centro

Contato: Dalva Andrade (92) 98116-7888

Museu da Amazônia

Fundado em 2009, é um museu vivo, a céu aberto, em um segmento da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma floresta primária na cidade de Manaus. Na mesma área, em 2002, foi criado um Jardim Botânico in situ que ainda cresce e surpreende. Está equipado com torres para observação da floresta em diferentes alturas, tendas de exposição e pavilhões com temas indígenas, do passado e do presente. Em laboratórios experimentais preparados mostramos aos curiosos o micromundo magnificado.

Endereço: Av. Margarita, s/n, Cidade de Deus, Zona Leste

Contato: (92) 3582-3188 / 99280-4205

Bosque da Ciência

Localizado na área urbana de Manaus, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), tornou-se ponto turístico por reunir entretenimento e conhecimento sobre a Amazônia. Tem uma área de aproximadamente 13 hectares, na qual há viveiros de animais, como o peixe-boi, ariranhas e quelônios, além de trilhas educativas.

Endereço: Av. André Araújo, 2936, Petrópolis, Zona Sul

Contato: Fernanda Farias (92) 3643-3100/3104/3708

Museu do Seringal

Inaugurado em 2002, o museu remete aos visitantes uma ambientação nos tempos áureos do ciclo da borracha. Ele apresenta um seringal da época e um acervo que inclui móveis e utensílios que representam a riqueza dos "barões da borracha" e da vida do seringueiro na floresta. O museu é resultado do polo de cinema do Amazonas: foi construído para um set de filmagem, atraindo visitantes que desejam conhecer de perto o modo de ser e viver do homem do seringal.

Endereço: Igarapé São João, s/n, Zona Rural. Saída: Marina do Davi – Av. Cel Teixeira, s/n (25 min. lancha)

Contato: Aretha Lins: (92) 99199-9427

Nado com botos

A interação responsável com os botos-vermelhos (Iniageoffrensis) incentiva ações sustentáveis na comunidade, além de servir de base estratégica para pesquisas e conservação da espécie, que sofre uma grande pressão pela ocupação humana. O flutuante é fruto do projeto Ecoturismo Amigo do Boto-vermelho da Amazônia, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pela Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), que também promove educação ambiental e capacita moradores da comunidade de São Thomé.

Endereço: Flutuante Amigos do Boto-vermelho – Comunidade São Thomé , Iranduba. Saída: Marina do Davi – Av. Cel Teixeira, s/n (50 min. lancha)

Contato: Fernanda Farias: (92) 3643-3100/3104/3708

Praia do Tupé

É uma das principais praias fluviais do rio Negro, sendo muito frequentada por moradores locais e turistas. No local, encontra-se uma aldeia da tribo indígena Dessana, os quais convidam os visitantes para assistir e participar dos seus rituais de dança.

Endereço: RDS Tupé, Rio Negro – 30 km da Praia da Ponta Negra. Saída: Marina do Davi – Av. Cel Teixeira, s/n (30 min. lancha)

Contato: Júlio Pedrosa (92) 98218-6660

Parque do Urubuí

Balneário administrado pela Prefeitura de Presidente Figueiredo. É o destino mais popular da cidade. As corredeiras do local são bastante utilizadas para a prática do bóia cross (há aluguel de equipamentos no local).

Endereço: BR-174, KM 07, Centro. Município de Presidente Figueiredo.   (Aprox. 1,5h de carro)

Contato: Keynes Breves: (92) 98162-8848

Cachoeira Berro D'Água

Possui infraestrutura para receber os hóspedes: conta com um restaurante e banheiros para os visitantes. Destaca-se pela tranquilidade de suas águas, sendo o lugar ideal para passeios com crianças.

Endereço: BR-174, KM 11. Município de Presidente Figueiredo.  (Aprox. 1,5h de carro)

Contato: Keynes Breves: (92) 98162-8848

Cachoeira de Iracema e Cachoeira das Araras

Reserva particular que abriga uma queda d'água de oito metros de altura em meio às rochas, a cachoeira de Iracema é um dos pontos turísticos mais visitados do município de Presidente Figueiredo. Durante a vazante do rio, é possível desfrutar das pequenas piscinas naturais de águas cristalinas e tomar duchas direto da queda d'água. A 500 metros, está situada a Cachoeira das Araras – uma queda d'água dividida ao meio por rochas e vegetação e que possui grande volume de água.  Sua localização exige uma caminhada por trilha natural, beirando o rio, com um belo visual.

Endereço: BR-174, KM 13. Município de Presidente Figueiredo.  (Aprox. 1,5h de carro)

Contato: Keynes Breves: (92) 98162-8848

 

Cachoeira Pedra Furada

Trata-se de uma pequena e isolada cachoeira, localizada na Estrada de Balbina. Como diz o nome, a água do rio escorre do alto através de uma pedra com três grandes furos, formando uma piscina natural de águas calmas. Em formato de meia-lua, um extenso e imponente paredão rochoso circunda o local. É cercada de vasta e densa floresta.

Endereço: AM-240, KM 57. Município de Presidente Figueiredo.  (Aprox. 1,5 h de carro)

Contato: Keynes Breves: (92) 98162-8848

Reserva Ecológica Cachoeira Santuário

Trata-se de reserva particular declarada como área de preservação ambiental, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. O complexo é composto por três quedas d'água – a maior atinge aproximadamente 15 metros de altura. Possui pequenas piscinas naturais. É circundada por formações rochosas que impressionam o visitante. No meio da primeira queda d'água está a pequena imagem de Santa Clara, que inspirou o nome do local.

Endereço: BR-174, KM 12. Município de Presidente Figueiredo.  (Aprox. 1,5h de carro)

Contato: Keynes Breves: (92) 98162-8848

Cachoeira da Porteira

Além de poder descansar em uma das várias piscinas naturais que se formam, o visitante pode apreciar as formações rochosas existentes no local, que tem várias ranhuras em um único sentido, demonstrando a ação natural da água no passado.

Endereço: BR-174, KM 12. Município de Presidente Figueiredo.  (Aprox. 1,5h de carro)

Contato: Keynes Breves (92) 98162-8848

 

APP promove inclusão de pessoas com deficiências durante jogos olímpicos de futebol em Manaus

 

O governo do Amazonas, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e o Instituto de Tecnologia Manaós (ITMBr), desenvolveu o aplicativo móvel "Cidadão Olímpico". A ferramenta pretende auxiliar pessoas com deficiência (PCDs) a localizar áreas de acesso especiais na cidade e na Arena da Amazônia e denunciar violações de seus direitos legais.

O aplicativo poderá ser utilizado pelos PCDs durante as seis partidas do Torneio de Futebol Olímpico que Manaus receberá em rodadas duplas, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Dentre os serviços oferecidos pelo app, estão guias de direitos e diretrizes, mapas específicos para PCDs, informações de acesso aos locais de partidas esportivas, além de um espaço para conhecer melhor seus direitos e realizar denúncias de casos que vão contra à legislação. O app estará disponível para download a partir do dia 1 de agosto, na loja Google Play.