Golfe

GettyImages473282206.jpg
Foto: Getty Images

História

Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904. A notícia de que o golfe voltaria ao programa olímpico foi confirmada em outubro de 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A origem do golfe moderno data do século 15, na Escócia. Mas o esporte não foi bem aceito no início. Junto com o futebol, a modalidade chegou a ser banida, sob a acusação de atrapalhar a prática do arco e flecha, que não era apenas um esporte, mas importante também para a defesa dos escoceses à época.

As primeiras regras foram criadas somente na metade do século 18. No século seguinte, surgem os primeiros Opens de golfe e a primeira associação feminina do esporte, no Reino Unido. Mais tarde, em 1894, é criada a Associação Norte-Americana de Golfe (USGA, em inglês). No ano seguinte, é disputado o US Open pela primeira vez.

GettyImages473757838.jpg
Foto: Getty Images

Já nas Olimpíadas, em Paris-1900, o golfe teve os norte-americanos Charles Sands e Margaret Abbott como primeiros campeões olímpicos da modalidade. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que 120 golfistas disputem as medalhas, sendo 60 no masculino e 60 no feminino.
 
Curiosidades

Os primeiros medalhistas

Das quatro medalhas de ouro distribuídas pelo golfe nas Olimpíadas até hoje, três delas foram para os Estados Unidos. Nos Jogos da França-1900, Charles Sands e Margarte Abbott escreveram seus nomes na história. E não só do golfe. No caso de Sands, por exemplo, foi apenas a primeira aparição olímpica. Além de participar do tênis em 1900, o norte-americano disputou em 1908 o jeu de paume – uma espécie de tênis jogado com as mãos —, esporte disputado somente naquele ano, em Londres.

Já no caso de Margarett Abbott, a participação em Paris-1900 foi significativa pelo fato de ela ter sido a primeira mulher dos Estados Unidos a conquistar uma medalha de ouro. Curiosamente, Margarett, que estava em Paris estudando arte, participou do torneio sem saber que se tratava de uma edição das Olimpíadas.

Intruso canadense

As Olimpíadas de St. Louis-1904 foram praticamente um campeonato nacional para os Estados Unidos. Basicamente disputado pelos próprios norte-americanos, os Jogos tiveram um domínio quase completo dos donos da casa nos pódios. Mas, no golfe, um canadense com uma história inusitada deixou todos os rivais para trás e levou o ouro para casa.

George Lyon pode ser considerado um atleta excêntrico. Com passagens pelo beisebol, críquete e tênis, só começou a praticar o golfe aos 38 anos de idade. Oito anos depois, com 46, entrou na disputa da modalidade nos Jogos de 1904. Para surpresa geral, terminou no topo. Além da idade e do pouco tempo no esporte, Lyon chamava a atenção por sua técnica pouco ortodoxa, já que segurava o taco de golfe como se manuseasse um bastão de críquete. Sujeito extrovertido, ele fazia piadas no campo e, com seu jeito único, compôs o pódio do golfe ao lado dos norte-americanos H. Chandler Edgan e Burt McKinnie.

Acesse também:

Confederação Brasileira de Golfe (CBG)
Site: www.cbg.com.br
E-mail:
Federação Internacional de Golfe (IGF): www.igfgolf.org