Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Instalações / Região Deodoro

Região Deodoro

A Arena Deodoro será palco de partidas de basquete e esgrima do pentatlo moderno

A região de Deodoro, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será palco das competições de hipismo, ciclismo mountain bike, ciclismo BMX, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete nos Jogos Olímpicos; e de futebol de 7, tiro esportivo, hipismo e esgrima em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos. Em 2007, durante a preparação para os Jogos Pan-Americanos, a movimentação de atletas em Deodoro funcionou como elemento incentivador dos jovens da vizinhança para a prática de esportes. Agora, a expectativa é de que o interesse da comunidade pelo esporte seja ainda maior, durante e após as competições.

Em julho de 2014, a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou as obras do Complexo Esportivo de Deodoro que, como recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, já tem 60% das áreas de competição permanentes construídas – o Centro Nacional de Tiro, a piscina do pentatlo moderno, o Centro Nacional de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama precisam apenas de adaptações.

O local ganhará mais três instalações permanentes: a Arena Deodoro, a pista de BMX e o circuito de canoagem slalom. A pista de mountain bike e a arena de rúgbi e de combinado do pentatlo moderno serão provisórias. As intervenções serão coordenadas pela prefeitura e realizadas com recursos do governo federal. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2016.

O Parque Radical vai reunir provas de canoagem slalom, BMX e Mountain Bike

Após os Jogos Olímpicos, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX farão parte do Parque Radical, que será o legado esportivo do evento para a região. Com cerca de 500 mil metros quadrados, o parque será o segundo maior da cidade (atrás apenas do Parque do Flamengo). Instalações esportivas terão uso combinado, como Centro Olímpico de Treinamento (COT) de atletas de alto rendimento e lazer da população, construído em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem.

Como o Complexo de Deodoro já possui mais da metade das instalações permanentes necessárias para os Jogos, as obras no local serão mais simples, garantindo a rapidez na execução.
 

As instalações esportivas

Arena de Deodoro (Arena da Juventude)

Rio 2016

A Arena de Deodoro será uma instalação nova, localizada no coração da Região Deodoro, a menos de 300 metros da estação ferroviária da Vila Militar, podendo ser alcançada a pé a partir das competições dos outros esportes que serão disputados na região.

Previsão de conclusão: primeiro trimestre de 2016
Tipo de instalação: nova e permanente
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: basquetebol e pentatlo moderno (esgrima)
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: esgrima em cadeira de rodas
Capacidade: 5.000 pessoas (2.000 assentos permanentes e 3.000 temporários)
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: A Arena será construída estrategicamente nessa região da cidade e irá ampliar o legado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que gerou um aumento significativo na participação esportiva entre os jovens de comunidades locais. Além disso, a Arena será integrada ao conjunto de instalações do Centro Olímpico de Treinamento (COT).
Evento-teste: Segunda Etapa da Copa do Mundo da UIPM - 10 a 14/03/2016

Arena de Rúgbi e Pentatlo Moderno (Estádio de Deodoro)

Rio 2016Nesta instalação temporária, serão realizadas as provas de Hipismo e Combinado (tiro e corrida) do Pentatlo Moderno, além das competições de rúgbi durante os Jogos Olímpicos. O estádio será construído sobre o campo de polo existente, ao lado da Arena de Deodoro e do Centro Aquático. A proximidade entre essas três instalações permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam se deslocar a pé entre elas.

Previsão de conclusão: primeiro trimestre de 2016
Tipo de instalação: temporária
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: rúgbi e pentatlo moderno (hipismo e combinado)
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: futebol de 7
Capacidade: 15.000 lugares
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Evento-teste: Aquece Rio Campeonato Internacional de Rugby Sevens - 05 e 06/03/2016 / Segunda Etapa da Copa do Mundo da UIPM - 10 a 14/03/2016

Centro Nacional de Hipismo

Rio 2016

O Centro Nacional de Hipismo fica localizado no Núcleo de Deodoro próximo ao Centro Nacional de Tiro. Construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o centro foi projetado de acordo com os padrões da Federação Equestre Internacional (FEI). O complexo tem área aproximada de 1.000.000 m². Suas instalações serão restauradas e ampliadas para o Rio 2016. A pista de cross-country, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento serão adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos.

Previsão de conclusão: segundo trimestre de 2016
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: hipismo
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: hipismo
Capacidade: 35.200 lugares (14.200 lugares na arena de salto e adestramento, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários; 20 mil lugares para espectadores em pé e 1.000 assentos temporários na arena de cross country)
Tipo de instalação: já existente – requer adaptações
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: Essa instalação será totalmente integrada às facilidades do Centro Olímpico de Treinamento localizado em Deodoro. Além disso, o centro continuará sendo utilizado na realização de grandes competições, como foram os V Jogos Mundiais Militares do CISM, em 2011.
Evento-teste: Aquece Rio Concurso Completo Internacional de Equitação - 06 a 09/08/2015

Centro Nacional de Tiro Esportivo

Rio 2016

O local foi construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 de acordo com os padrões da Federação Internacional e precisará de pequenos ajustes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O centro conta com instalações permanentes para atletas e oficiais técnicos, e está totalmente equipado com estandes para todas as modalidades do tiro esportivo.

Previsão de conclusão: segundo trimestre de 2016
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: tiro esportivo
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: tiro esportivo
Capacidade: 7.577 lugares
Tipo de instalação: já existente – requer adaptações
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: Atualmente utilizado como centro de treinamento de alto desempenho, essa instalação será totalmente integrada ao Centro Olímpico de Treinamento.
Evento-teste: Campeonato do Mundo de Tiro Esportivo - 14 a 25/04/2016

Centro Aquático do Pentatlo Moderno

O Centro Aquático de Pentatlo Moderno será palco da competição de natação do Pentatlo Moderno. As outras provas do esporte serão realizadas em mais duas instalações: a Arena de Deodoro (esgrima) e a Arena de Rúgbi e Pentatlo Moderno (hipismo e combinado). Com cerca de 300 metros de distância das outras instalações, essa proximidade permitirá que os espectadores e clientes credenciados dos Jogos possam acompanhar de perto todos os eventos do esporte. A piscina será reformada.

Previsão de conclusão: primeiro trimestre de 2016
Tipo de instalação: já existente – requer adaptações
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: Pentatlo Moderno (natação)
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: não terá
Capacidade: 2.000 lugares
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: O Centro Aquático receberá reformas e adequações e continuará a ser utilizado para treinamento de atletas integrado às demais instalações do Centro Olímpico de Treinamento.
Evento-teste: Segunda Etapa da Copa do Mundo da UIPM - 10 a 14/03/2016

Centro Nacional de Hóquei Sobre Grama

Deodoro é o lar da Seleção Brasileira de hóquei sobre grama. Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, foram ali disputados os torneios de hóquei sobre grama e futebol de 5 e de 7. O novo centro a ser construído deverá garantir o pleno atendimento aos requisitos e exigências referentes à arena de competição olímpica. As duas quadras existentes serão adaptadas. Serão construídos vestiários, uma arquibancada permanente na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o centro terá 8.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanente, e 5.000 assentos temporários na quadra secundária.

Previsão de conclusão: finalizado
Tipo de instalação: já existente – requer adaptações
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: hóquei sobre grama
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: não haverá
Capacidade: 8.000 pessoas (quadra principal) e 5.000 (quadra secundária)
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: Será mantido para o hóquei sobre grama como parte do Centro Olímpico de Treinamento.
Evento-teste: Aquece Rio Campeonato Internacional de Hóquei na Grama - 24 a 28/11/2015

Parque Radical do Rio

Rio 2016

Centro Olímpico de BMX

O Centro Olímpico de BMX ficará localizado dentro do Parque Radical. Uma pista permanente de BMX será construída, com o percurso entre 300m e 400m. As áreas de apoio serão temporárias.

Previsão de conclusão: finalizado
Tipo de instalação: nova e permanente
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: ciclismo (BMX)
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: não terá
Capacidade: 7.500 lugares (temporários)
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Legado: A instalação de BMX será mantida após a conclusão dos Jogos Rio 2016 como legado para o treinamento esportivo de alto rendimento e também para o lazer.
Evento-teste: Aquece Rio Desafio Internacional de BMX - 03 e 04/10/2015

Rio 2016

Parque Olímpico de Mountain Bike

Com trechos diversificados e altamente técnicos, o Parque Olímpico de Mountain Bike será uma das três instalações do Parque Radical do Rio, que abrigará ainda as competições de ciclismo BMX e canoagem slalom. 

Previsão de conclusão: finalizado
Tipo de instalação: temporária
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: ciclismo (mountain bike)
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: não terá
Capacidade:  25.000 em pé
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Evento-teste: Aquece Rio Desafio Internacional de Mountain Bike - 11/10/2015

Rio 2016

Estádio Olímpico de Canoagem Slalom

Terá um percurso permanente com 280 metros de corredeiras.

Previsão de conclusão: finalizado
Tipo de instalação: nova e permanente
Modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos: canoagem
Modalidades em disputa nos Jogos Paralímpicos: não terá
Capacidade: 8.424 lugares temporários
Ente financiador: Governo Federal
Valor: **
Executor: Prefeitura
Evento-teste: Aquece Rio Desafio Internacional de Canoagem Slalom - 26 a 29/11/2015

 

** O valor previsto para todas as intervenções em Deodoro é de R$ 825,4 milhões