Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / União de culinária e ciência com Lee Fu Kuang

Geral

16/09/2016 16h51

Casa Brasil

União de culinária e ciência com Lee Fu Kuang

Participante do programa Masterchef conversou com visitantes na Casa Brasil

Foto: Fábio Malta
Foto: Fábio Malta

Um misto de culinária, ciência e redescobrimento de sabores. Assim foi a passagem do chef Lee Fu Kuang, participante do programa de TV Masterchef, nesta sexta-feira, no auditório do Armazém 2 da Casa Brasil.

Médico oncologista, Lee começou sua aventura na cozinha pesquisando alimentos que possam prevenir o câncer. Ele explicou como o preparo de arroz, por exemplo, pode servir para estudar cientificamente o que acontece ao se preparar comida. "A minha cozinha mudou muito desde que descobri a ciência na gastronomia. Usar menos ou mais água em comparação com o dia anterior, por exemplo, é ciência. Você aprende com as suas experiências", citou.

Lee explicou também como usar alguns alimentos na totalidade em vez de jogar fora talos e folhas de vegetais como nabo e cogumelo. Falou ainda sobre o preparo de refeições para quem tem restrições alimentícias, como intolerância a lactose, e no uso do conhecimento como instrumento de inclusão social, como em palestras que profere em comunidades carentes.

Para ele, a gastronomia brasileira é o grande segredo guardado que o mundo ainda está descobrindo. "Pela imensidão do nosso território temos diversidade, insumos inesperados, sabores inesperados e deliciosos, e é isso o que o mundo está descobrindo neste momento", afirmou.

Equipe Casa Brasil