Você está aqui: Página Inicial / Incentivo ao Esporte / Segundo Tempo / Segundo tempo/Mais educação

Segundo tempo/Mais educação

Cidadania e qualidade de vida

Criado em 2003, o Programa Segundo Tempo nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva no país, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Desde então, o Ministério do Esporte tem procurado integrar a política esportiva educacional com a política de educação vigente no país de modo a incentivar a prática esportiva nas escolas.

O Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, ao abordar o tema legado, tratou da seguinte forma os reflexos dos Jogos em “Juventude e educação”:

“O Comitê Organizador Rio 2016 favorecerá o compromisso do Governo Federal de oferecer a todos os brasileiros acesso à associação poderosa entre educação e esporte. Entre as iniciativas específicas, podemos citar:

  • O crescimento do Programa Segundo Tempo (PST), um programa apoiado pelas Nações Unidas, que dá acesso ao esporte nas escolas públicas, incluindo, atualmente, um milhão de crianças. De 2009 até 2016, o PST crescerá até abranger 3 milhões de crianças brasileiras
  • Um investimento de mais de US$ 400 milhões entre 2009 e 2016 no Mais Educação, um programa federal de financiamento de infraestruturas esportivas nas escolas públicas. Os métodos de ensino de educação física e esportiva serão melhorados, reforçando o objetivo global, que é popularizar as aulas de educação física e esportiva em todos os estabelecimentos escolares.”

Em 2009, os ministérios do Esporte, da Educação e da Cultura passaram a trabalhar juntos, integrando suas políticas. Com isso, houve uma inserção do Programa Segundo Tempo nas escolas com o Programa Mais Educação. Do mesmo modo, o Segundo Tempo passou a trabalhar em conjunto com o Ministério da Defesa, que mantém o Programa Força no Esporte. Essas ações resultaram em uma gama ainda maior de jovens envolvidos com a prática esportiva em todo o país.

#Segundo tempo: metas previstas no Dossiê de Candidatura do Rio para os Jogos de 2016 já foram superadas

Segundo tempo: metas previstas no Dossiê de Candidatura do Rio para os Jogos de 2016 já foram superadas

O resultado dessa integração é que as metas estipuladas pelo Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 já foram superadas amplamente.

Em relação aos investimentos em infraestrutura previstos, mais de R$ 700 milhões já foram empregados na construção de novas quadras esportivas nas escolas e na cobertura das quadras existentes. Portanto, o compromisso firmado no Dossiê de Candidatura já está perto de ser superado também nesse quesito.

Mais informações sobre o Programa Segundo Tempo/Mais Educação podem ser obtidas no endereço: http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/segundo-tempo