Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Baku 2018 - Mundial de Judô

Beatriz Souza vence vice-campeã mundial e campeã olímpica no desempate e Brasil vai às quartas de final no Mundial por Equipes Mistas em Baku

publicado 27/09/2018 04h16


Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Da esquerda para a direita: Maria Portela, Rafael Macedo, Rafael Silva, Beatriz Souza, Rafaela Silva e Marcelo Contini, a equipe do Brasil no duelo contra Cuba

O Brasil estreou com vitória no Mundial por Equipes Mistas de Judô, disputado nesta quinta-feira (27.09) no National Gymnastics Arena, em Baku. A disputa será novidade nos Jogos de Tóquio 2020 e valerá medalha a partir de agora Olimpíadas.

O primeiro desafio foi contra Cuba e, depois de um empate em 3 x 3, Beatriz Souza assegurou a vitória para o time brasileiro no desempate.

Na primeira luta, pela categoria -70kg, o Brasil saiu atrás no placar depois que Maria Portela perdeu para Maylin Carvajal por wazari no golden score. Na sequência, pela categoria -90kg, Rafael Macedo superou Ivan Felipe Silva Morales, vice-campeão mundial em Baku, por ippon no golden score. Na terceira luta, pela categoria +70kg, Cuba voltou a liderar o placar depois que Beatriz Souza foi superada Idalys Ortiz por shido no golden score. A cubana foi vice-campeã mundial na categoria pesado (+78kg) em Baku e tem no currículo, entre outros, a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, a prata no Rio 2016 e o bronze em Pequim 2008, além de dois títulos mundiais, em 2013 e 2014. Pela disputa individual, Ortiz já havia vencido a brasileira Maria Suelen Altheman nas semifinais.

Na quarta luta, pela categoria +90kg, Rafael Silva superou Andy Granada após o rival ser punido com o terceiro shido no golden score. Então foi a vez da campeã olímpica do Rio 2016 e campeã mundial em 2013 Rafaela Silva superar Anailys Dorvigny por um wazari na categoria -57kg e virar o placar para 3 x 2 para o Brasil.

Na sexta luta, pela categoria -73kg, Marcelo Contini sofreu um ippon depois do segundo wazari diante de Magdiel Estrada e, com o empate em 3 x 3 no placar, um sorteio definiu a luta decisiva.

Quando foi definido que a categoria +70kg faria o desempate, houve um clima de apreensão no time brasileiro. Afinal, Beatriz Souza e Idalys Ortiz voltariam ao tatame e quem vencesse avançava no Mundial. Desta vez, ao contrário do primeiro encontro, Beatriz venceu por ippon e classificou o Brasil para as quartas de final, já que a equipe brasileira entrou de bye na primeira rodada. O adversário do Brasil por uma vaga na semifinal será a França. Para este confronto, o Brasil terá Rafaela Silva, David Lima, Maria Portela, Rafael Macedo, David Moura e Beatriz Souza.