Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Baku 2018 - Mundial de Judô

Duas vezes vice-campeã mundial, Maria Suelen Altheman está na semifinal em Baku

publicado 26/09/2018 05h41


Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Última brasileira com chances de conquistar medalhas nas chaves individuais do Campeonato Mundial de Judô de Baku, Maria Suelen Altheman, 4ª do ranking mundial, está classificada para as semifinais da competição. Na rodada da manhã, encerrada há pouco no National Gymnastics Arena na capital do Azerbaijão, Altheman conquistou três belas vitórias e, com isso, segue embalada para tentar chegar à sua terceira final em Mundiais.

Vice-campeã mundial em 2014, em Chelyabinsk, e em 2013, no Rio de Janeiro, a judoca estreou em Baku já na segunda rodada contra a francesa Anne Fatoumata Bairo, 17ª do ranking e que este ano foi bronze no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Maria Suelen Altheman venceu por ippon e avançou às oitavas de final sem problemas.

Na sequência, a brasileira passou pela alemã Caroline Weiss, 16ª do ranking, novamente por ippon, e, nas quartas de final, superou a britânica Sarah Adlington, 20ª do ranking, depois que a rival sofreu três shidos (punições).

O bloco final do Mundial de Baku 2018 começa às 16h, no horário local (9h no horário de Brasília), e Maria Suelen Altheman faz a terceira luta da programação, contra a fortíssima
cubana Idalys Ortiz. A rival foi campeã olímpica em Londres 2012, prata nas Olimpíadas do Rio 2016 e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e ainda tem no currículo seis medalhas em Mundiais (duas de ouro e quatro de bronze). As duas já lutaram 12 vezes na carreira e a brasileira jamais venceu a cubana.